Pular para o conteúdo principal

Receitas gostosas para ficar gostosa: Cuca integral de banana

Há uma semana voltei pra reeducação alimentar, com direito a aplicativo pra registro de alimentos e contagem de caloria, e no final de semana bateu aquela compulsão por bolo de chocolate com tudo de chocolate dentro e fora e ainda um granulado pra enfeitar. Mas o anjinho da saúde fez um acordo com o diabinho da gordice na minha cabeça e resolvi fazer um meio termo: bolo integral de banana. Não é muito light, porque leva açúcar, mas é uma versão mais saudável e nutritiva que o bolo comum. Se é pra engordar, que pelo menos seja algo com um valor nutricional maior, né?

Então eu adaptei uma receita de bolo simples e fui testando. Ficou assim:


Massa:
- 1 xícara de açúcar mascavo
- 1 xícara de açúcar demerara
- 1 xícara de adoçante culinário (tentei reduzir um pouco das calorias sem interferir muito na textura da massa)
- 200g de manteiga
- 5 ovos
- 2,5 xícaras de farinha de trigo integral
-²/³ de xícara de farinha de trigo branca
- aproximadamente 1,5 copo de leite desnatado
- 1 colher de sopa de fermento
- 15 castanhas-do-pará trituradas
- 3 bananas prata
- 12 cravos da índia
- ¹/ ² colher de canela em pó

Cobertura:
- 1 colher de manteiga
- ¹/² xícara de açúcar mascavo
- 5 bananas prata

Preparo:

Primeiro misture os 2 tipos de açúcar e o adoçante com a manteiga (prefiro a manteiga por ser um pouco mais saudável que a margarina). Depois acrescente os ovos, misturando um a um, e em seguida - aos poucos - a farinha de trigo e o fermento. Não uso toda a farinha de trigo integral porque o bolo acaba ficando muito pesado, a farinha branca é só pra ajudar a deixar mais leve. Depois coloquei cerca de 1 copo e meio de leite desnatado, que eu deixei por cerca de meia hora com os cravinhos dentro, só pra pegar o gosto e depois coei e joguei fora. A quantidade de leite pode variar de uma receita pra outra. O importante é que a massa fique maleável, mas não muito líquida.
Depois da massa pronta, amasse as 3 bananas com um garfo e misture com a massa. E, por último, as castanhas trituradas e a canela. Quem não tiver um processador pode quebrar no pilão, mesmo.
Unte a forma com margarina e farinha integral e coloque a massa.

Ligue o forno pra pré-aquecer a uns 200°.

Corte as 5 bananas na horizontal. Se elas forem mais gordinhas, pode dividir em 3 pedaços, na horizontal também. Coloque sobre a massa.
Misture com a mão a manteiga e o açúcar mascavo, fazendo uma espécie de farofa, e coloque por cima das bananas.
Aqui, um cuidado: não deixe essa farofa encostar nas laterais da forma porque queima muito rápido e o gosto não fica nada agradável.

Leve ao forno já pré-aquecido com um papel alumínio tampando o bolo por cerca de 40 minutos. Isso vai ajudar a assar a massa sem queimar a cobertura. Após esse tempo, retire o papel alumínio e deixe por mais uns 15 minutos. Isso vai variar de um forno pra outro, o importante dessa parte é espetar a massa com uma faca/palito/garfo e sair limpo.


Não faço ideia de quantas calorias tem cada fatia, mas ficou muito gostoso e enche super rápido. Quem não gosta de bolo muito doce pode diminuir em ¹/² xícara o açúcar mascavo da massa.


Quem testar me diz o que achou. ;)

E bom apetite!


Comentários

  1. Olá, estava procurando blogs de pessoas que fizeram a cirurgia bariátrica para ter mais informações pois tb desejo fazer e encontrei o seu, tb sou de Teresina e gostaria de saber quem foi o cirurgião que realizou sua cirurgia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz com o dr. Gustavo Santos. A equipe cirúrgica que me acompanhou foi esta:
      http://maystephane.blogspot.com.br/p/equipe-cirurgica.html
      Minha irmã também fará, está pegando os pareceres agora pra poder marcar a cirurgia.
      Você já pesquisou sobre os médicos, as técnicas...? Qualquer dúvida, fique à vontade. :)

      Excluir

Postar um comentário

Atenção!

1. Seu comentário só será publicado mediante aprovação;
2. Mensagens de spam não serão aceitas;
3. Coloque o link do seu blog (caso tenha) no local adequado (use OpenID);
4. Mensagens ofensivas não serão aceitas;
5. Os comentários dos leitores não expressam a opinião da autora.

Obrigada pela visita!

Postagens mais visitadas deste blog

Hirsutismo e acompanhamento.

De novembro pra cá tenho feito as sessões de laser em outra clínica (a ponteira da anterior quebrou e dois meses depois ainda não tinha voltado). O laser é o mesmo (Soprano), mas a aplicação é diferente: por varredura. E isso fez uma diferença incrível para suportar o incômodo. Hoje foi a minha quarta sessão nessa nova clínica, e me explicaram que as aplicações foram iniciadas com a varredura em uma área maior e intensidade 9, e foi intensificando aos poucos. Hoje foi feita na metade da área anterior e com intensidade de 12 joules. Foi bem mais incômodo, mas nada comparado a quando eu fazia com o Light Sheer, do qual eu saía literalmente com lágrimas nos olhos. Com o Light a diferença veio mais rápido, é verdade, mas eu tenho preferido algo mais gradativo porém que eu consiga aguentar, pra não acabar desistindo. Apesar disso, a depilação já passou de 2 vezes ao dia para apenas 1, e os pelos estão bem mais falhos. Mesmo sendo uma facada no ego, decidi fotografar meu rosto essa m

Desabafo de um dia chuvoso

São 20 de junho de 2018 e Teresina amanheceu atípica. Para quem não conhece a cidade, nesta época do ano, os dias são secos, ensolarados e quentes. Mas não hoje. Levantei-me como de costume para ir ao meu estágio, naquele modo automático que só quem tem muito sono pela manhã conhece. Ao abrir a porta de casa, deparo-me com um céu nublado e uma garoa bem fina. Mesmo que fosse janeiro, período chuvoso daqui, não teríamos apenas esses chuviscos. Teresina é uma cidade dos 8 ou 80: se o céu não está limpo de nuvens, está carregado e a chuva que cai é forte, para alagar ruas em poucos minutos. A questão é que esse tempo incomum me fez retornar aos meus 14 anos, quando ainda morava na fria cidade de Garanhuns, no interior do estado de Pernambuco. Só para esclarecer: fria para os padrões nordestinos no Brasil. Como eu não morava longe do colégio, ia a pé, debaixo da garoa durante parte do ano. O tempo de Teresina hoje me remeteu àquela época. Daí em diante, uma chuva de memórias caiu

Maquiagem, depilação e muito frizz

Olá! Finalmente tem vídeo novo no canal. Bom, na verdade, um vídeo dividido em três partes, porque a pessoa aqui não consegue falar pouco. Haha Confira abaixo meu primeiro Maquia e Fala, contando um pouco como foram os dois últimos meses: Produtos mencionados: Nyx - Stay Matte But Not Flat (cor Ivory) BB Cream L'oréal - Magic Skin Beautifier (cor Fair) Base Boticário Intense (cor 1) Base Maybellin - Pure Makeup (não lembro o nome da cor, mas é a mais clara da linha) Corretivo Boticário - linha Capricho (cor Bege Nude) Corretivo Natura - linha Aquarela (cor Bege Claro) Não se esqueça de se inscrever o canal pra não perder os próximos vídeos.  Beijos!