Pular para o conteúdo principal

Hirsutismo.


Um dos motivos que mais pesaram para que eu voltasse a escrever é meu hirsutismo. Que bicho é esse?


"Define-se o hirsutismo (também chamado de frazonismo) como a presença de pelos terminais na mulher, em regiões anatômicas consideradas características do sexo masculino. (...) Esta condição resulta da ação de hormônios andrógenos circulantes na corrente sanguínea, levando a estimulação da unidade folículo-sebácea fazendo com que os pelos cresçam pigmentados, bem como aumento da produção de ácidos graxos saturados (sebo) e aumento do conteúdo de colágeno da pele, facilitando a proliferação de microorganismos cutâneos." Tem mais aqui.


Resumindo a missa: eu tenho pelos pelo corpo (desculpa, não consegui pensar numa forma melhor de escrever) como se fosse um homem. Sem exageros, ouso dizer que tenho mais barba que meu namorado (sim, estou namorando há quase 10 meses, mas este é outro assunto). Agora imaginem vocês o estupro no ego que é para uma mulher ter que se barbear todos os dias. Para quem acha que possa ser exagero, algumas imagens aqui, aqui e aqui

Sim, eu já fiz tratamento com laser há 8 ou 9 anos. Fiz cerca de 7 sessões e uma após seis meses para manutenção. Mas, além de doer demais, eu precisei suspender os hormônios por causa de uma gastrite com sangramento e os bonitinhos voltaram ao meu rosto. Chorei muito durante todos esses anos, me disseram que quando eu emagrecesse o problema diminuiria, mas olha eu aqui depois de quase dois anos e meio da bariátrica e com o mesmo problema!

Semana passada conversei com painho e ele me disse que eu procurasse a dermatologista, que ele pagaria o tratamento novamente. Marquei, retornei hoje e hoje mesmo já fizemos a primeira sessão. Foi diferente. Anos atrás, foi utilizado o 
Light Sheer, dessa vez foi o SR (desculpem, não encontrei muitas informações pra postar os links). Neste, ele tem uma pontinha que gela o local antes de cada disparo. Olha, dói muito, mas pelo menos não chorei durante a aplicação, como era de costume. Ainda vim pra casa com uma bexiga com água congelada passando no rosto, porque o desconforto continua por umas horas. Apliquei por volta das 18h e ainda incomoda se eu encostar na pele. Ontem, quando eu já pensava em voltar ao blog, pensei em fazer fotos do antes, mas não imaginei que já faria a primeira aplicação hoje. Meu caso se aproxima ao das imagens que coloquei nos links, mas fico devendo as próximas.

Em 30 a 45 dias devo voltar para a segunda aplicação, de um total de cinco. Depois disso, volto a cada seis meses para a manutenção. Como tenho ovários micropolicísticos, tenho que fazer controle com o anticoncepcional Selene e também tomo Finasterida, receitada pelo meu endócrino. Eu sinto que quando tomava Androcur era mais eficaz, mas sigamos o que ele passou.

Dando adeus a essa vida de Monga, a Mulher Macaco.

Comentários

  1. Sofro muito com o excesso de pêlos no corpo. Infelizmente o hirsutismo deixa a gente bem menos mulher (é assim q me sinto)...meu caso é bem complicado, pois possuo pêlos em todas as partes mesmo (grossos e escuros). P/ vc ter ideia só uso calça e camisas de manga (e q não mostra nadinha do colo). Por mais q vc fique descontente com sua situação, ao menos tente ver por um lado bom: vc ainda é livre para usar algumas peças de roupa (como eu bem vi nas fotos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passei muito tempo sem voltar aqui, por isso peço desculpas pela demora em liberar o comentário e respondê-lo.
      Eu entendo bem. Detesto meus braços, faço o possível pra tirar a atenção deles. Meu caso só não está pior porque voltei a fazer as dolorosas sessões com laser (tinha suspendido porque a dermato anterior esturricou meu rosto numa das sessões. Foram aplicadas duas vezes seguidas o laser no meu rosto porque a assistente dela errou e colocou numa frequência muito baixa e ela reaplicou com a correta em seguida). Em outra clínica, o mesmo laser mas por varredura. Está mais suportável e dia 17 farei a 3ª sessão. Noto a diferença ao depilar com lâmina, que, mesmo com espuma de barbear, ainda doía demais de eu passasse mais que dois dias sem tirar. E demorando mais pra crescer.
      Aliado a isso, eu estou fazendo acompanhamento com ginecologista e ela mudou minha medicação. Tomava Finasterida de 2mg e eram uma perda de dinheiro pra mim, não fazia a menor diferença. Ela me pediu pra tomar esse novo e retornar em 3 meses. Tenho sentido melhora, mas ainda estou me acostumando aos efeitos colaterais.
      Te indico fazer o mesmo. Procura uma boa ginecologista e, se tua situação financeira permitir, uma clínica de depilação a laser. Minhas sessões são mensais e pago R$240 por cada.
      Também tenho na barriga, nas mamas e nas costas, e isso as roupas escondem. Mas do rosto, só de andasse com uma burca. =/

      Excluir
    2. Olá querida,
      Também sofro com esse problema, tenho pelos muito grossos nas pernas, braços, glúteos, virilha. A gente se sente muito mal com isso.
      Bem, estou fazendo tratamento a laser desde o meio de 2011 e já fiz 12 sessões até hoje. Olha, posso dizer que o laser foi uma benção, mas pelo que estou percebendo, vamos ter que fazer uso dele pelo resto da vida. Meu pelos diminuíram em 99%, mas ainda crescem. Finos, em menor quantidade, mas continuam aparecendo. Vou dar um tempo na depilação das pernas virilha e glúteos para ver como vão ficar. Estou depilando com cera estas áreas. Comecei a fazer no braço. pq sempre depilei com cera, mas eles crescem rápido e quando começam a crescer, deixam a pele áspera como se tivesse raspado.

      Vai em frente com o laser pq é simplesmente aliviante. Minha auto-estima melhorou em 1000%.

      Boa sorte com o tratamento.

      bjs

      Excluir
    3. oi,queria ter contato com vc , segue meu blog http://bruhfernandes.blogs.sapo.pt/hirsutismo-488 pois sofro muito com isso, quero saber se depois das sessoes seus pelos tao fininhos da pra por um xorty, pq so saio com calça. sofro muito com isso :(

      Excluir
    4. Oi, Bruna!
      O meu problema maior é na barriga, no tórax e no rosto. As pernas eu depilo normalmente, mas faço perna inteira.
      Tem um tempinho que parei de fazer o rosto e infelizmente os pelos voltaram. Mas eu me desleixei com a medicação e as sessões de laser, preciso voltar o quanto antes. =/

      Excluir
  2. Oi May, é dificil encontrar mulheres dispostas a falar sobre um assunto tao delicado.
    Pelo jeito que vc comentou, o novo tratamento esta indo bem ne?
    Beijos

    mariacerejas.blogspot.com.it

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito delicado. Sempre que pesquiso sinto falta do lado das pacientes, sabe? Em como lidar, que tratamentos fazer, até porque essa é a realidade de uma minoria. Achei justo compartilhar o meu processo, se isso puder ajudar a alguém com o mesmo problema que eu.
      Dia 17 fiz minha 3ª sessão e, aos poucos, a situação do rosto vai melhorando. Ainda tenho pelos no resto do corpo; braços, mamas, costas, coxas... Mas um passo de cada vez, né? O rosto é o mais difícil de esconder. Obrigada pela visita. :D

      Excluir
  3. Meninas,
    Sofro muito com isso,eu uso o método da cera,mas não aguento mais.
    Alguém tem uma clinica de estética boa para indicar?Quero muito fazer o laser.
    Bjs e OBRIGADA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é onde? Aqui em Teresina eu faço na Cia da Beleza. Mas tem alguns meses que parei o tratamento com laser e os pelos engrossaram de novo. =/ Preciso retornar ao tratamento das aplicações e a medicação.
      Já fiz na Dra. Yaskara também, mas a ponteira quebrou, ficaram de me ligar avisando quando chegasse a nova e até hoje nada.
      Imagina! Fique à vontade pra perguntar. ^^

      Excluir
    2. Entre em contato comigo se vc estiver em SP.

      Excluir
  4. Meninas vou compartilhar com vcs minha experiência,creio eu q tive um caso leve desse problema, mas q me encomodava muito, principalmente os pêlos do rosto já estava entrando em desespero apesar de procurar médicos que nunca deram atenção necessária, então comecei a pesquisar na internet e depois de 20 anos estou conseguindo me livrar disso como um
    milagre, já ouviram falar do hortelã pimenta ...sim chá de hortelã que tomo duas vezes ao dia e no primeiro mes já comecei a ver resultado e hoje com 4 meses de uso 80% de melhora, uns nascem mais finos, outros não nascem mais e cada dia vejo eles sumirem como mágica, também pesquisando na internet o q ajuda chá de calêndula, olha sabor horrível mas q também vale a pena, to tomando TB e já vi melhoras.... Não custa nada tentar mesmo q seja um caso grave adicione hortelã em tudo até mastigo folhas de hortelã além do chás q tomo.... Achei nunca ia me livrar disso mas Deus me ajudou a encontrar a cura pelos meios q ele nos deixou para todos os males. Desejo de coração que todas vcs consigam assim como eu conseguiu bjs

    ResponderExcluir
  5. Meninas, invistam no laser. Eu tinha pelos igual homem nas pernas, glúteos, virilha e braços. Fiz laser, tem dois anos, e nem 2% dos pelos voltaram a crescer. As primeiras sessões são doloridas, mas depois fica tranquilo, pq o pelo fica cada vez mais fino. Fiz 12 sessões ao total. Hoje uso saias e shorts tranquilamente. Invistam também na academia, excesso de gordura ajuda no aumento de pelos. Vcs têm o poder de transformar o corpo. Eu fiz isso, sou prova do que estou falando. A auto-estima de vcs vai melhorar muito. Bjs para todas!

    ResponderExcluir
  6. triste ver as vezes ignorancia quanto ao fato do ser humano ter pêlos , deus nos fez assim e padroezinhos idiotas e esteticos de hoje querem ditar como as mulheres tem que ser , com se fossem bonecas de plasticos lisinhas artificiais.
    o piro é que as mulheres sao escravas e nao pensam nisso e se submetem a procedimentos lucrativos que enfiaram na cabeça delas que sao necessarios .
    vcs sao normais , pêlos sao normais , sao proteção , fazem parte da existencia , do corpo.
    Eu procuro a tempos uma mulher que nao se importe com isso , que seja peluda e queira um homem que a ame e sinta atração por ela justamente por ser peluda , porque eu gosto e sinto imensa atraçao.
    vc mulher que tem estas carcteristicas fisicas e quer um homem que te ame verdadeiramente porque vc é assim me escreva eu quero te conhecer.
    meu email: oobservador744@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Atenção!

1. Seu comentário só será publicado mediante aprovação;
2. Mensagens de spam não serão aceitas;
3. Coloque o link do seu blog (caso tenha) no local adequado (use OpenID);
4. Mensagens ofensivas não serão aceitas;
5. Os comentários dos leitores não expressam a opinião da autora.

Obrigada pela visita!

Postagens mais visitadas deste blog

Controle hormonal, laser e controle dos pelos

Oi, gente! Tudo bem?
Recebi algumas perguntas sobre os tratamentos que já fiz numa publicação de 2014 e decidi fazer um vídeo sobre as minhas experiências e impressões sobre cada tipo que já fiz.



Espero ter esclarecido algumas dúvidas.  Se vocês tiverem perguntas, comentem aqui embaixo ou lá no canal que em breve eu responderei. Sugiram, perguntem, critiquem - mas com carinho, tá?
Beijos!

Post de desabafo.

Há cerca de dois meses minhas aulas recomeçaram. E bem na véspera meu Tobby, companheiro desde meus 13 anos, morreu. Ele era cardiopata e estava com edema pulmonar.
Sempre fui apaixonada por cães, e ele me acompanhava desde a pré-adolescência. Passou comigo pelas piores fases - do hirsutismo, da obesidade, da depressão. Era o anjinho que me alegrava e me dava carinho quando eu não estava bem. Meu melhor amigo.
Muita gente acha bobagem se apegar tanto a animais. Mas nos meus momentos de solidão, quando eu achava que ninguém mais me entenderia, ele estava ali. Pra deitar aos meus pés, pra fazer uma graça, pra me lamber. Pra me fazer companhia.É dolorido perder um amigo. Não importa se humano ou de 4 patas. Quando você se acostuma a ter aquela companhia diária do acordar ao dormir, 7 dias por semana, pela metade da sua vida, seus hábitos ficam entrelaçados. Levantar com cuidado pra não pisá-lo não tem mais sentido, mas por vezes eu ainda o faço. O instinto de querer mandar alguém fechar a …