quinta-feira, 27 de junho de 2013

Receita gostosa para ficar gostosa: Peixe Empanado de Forno.

Ontem assisti ao finalzinho do programa Alternativa Saúde, da GNT, e vi uma receita que me apeteceu muito: peixe empanado sem farinha de rosca, ovo e nem fritura. Mas como seria isso? Ao invés de farinha de rosca, foram utilizadas farinha de linhaça dourada e farelo de quinua.
Resolvi passar no supermercado depois do pilates e ir atrás do tal farelo, já que a farinha de linhaça eu tinha em casa, mas tomei um susto quando encontrei: R$13,90 por 200g. Decidi que ia fazer com farelo de aveia e fosse o que Deus quisesse. Mas não é que prestou? Então hoje resolvi postar como a primeira receita para a tag de receitas saudáveis, pensando com carinho na minha amiga Laelia.

Então, vamos dividir por partes:
Primeiro, descongele quantas postas de filé de peixe você pretenda comer e tempere com limão, sal e pimenta do reino à gosto. O meu eu temperei com sal grosso.


Depois use 1 potinho de iogurte natural desnatado e um tiquinho de curry para substituir o ovo que daria a liga. Deixe separado.

Em outro recipiente, misture 3,5 colheres (sopa) de farelo de aveia com a mesma quantidade de farinha de linhaça dourada.




Pegue uma assadeira, cubra com papel alumínio e unte com azeite. Não precisa colocar muito, mas tem que ser suficiente pra crosta do peixe não ficar toda grudada quando assar.






Agora pegue aquele peixe já temperado (deixe marinando no tempero por uns 15min, pra ele pegar bem o gosto), passe dos dois lados na mistura de iogurte e depois cubra completamente com a farofa de aveia e linhaça. Aí é só colocar na forma já untada e levar ao forno pré-aquecido. A receita original diz para deixar por 15min no forno a 250º, mas eu deixei um pouco mais, cerca de 25min, pro iogurte evaporar mais e ficar mais crocante. Mas como os fornos podem variar, é bom ficar de olho pra não queimar tudo.

O meu ficou assim: 





Vocês podem ver a receita original aqui.

Obs.: Deixei marinar por menos tempo porque Teresina é quente e utilizei o mesmo tempo que uso para o frango, em temperatura ambiente. E cuidado para não exagerar no curry e no limão, porque pode ficar ardido e amargo demais. Por experiência própria.

Eu gostei muito da receita, tanto que jantei só o peixe ontem - mas acho que cai muito bem com arroz integral e batatas sauté.

Espero que gostem e se quiserem mais alguma receita, é só deixar o pedido nos comentários do blog que postarei mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

1. Seu comentário só será publicado mediante aprovação;
2. Mensagens de spam não serão aceitas;
3. Coloque o link do seu blog (caso tenha) no local adequado (use OpenID);
4. Mensagens ofensivas não serão aceitas;
5. Os comentários dos leitores não expressam a opinião da autora.

Obrigada pela visita!