terça-feira, 24 de maio de 2011

Da estante - Licenciatura Plena em História


 Dos dias 10 a 13 de maio eu participei do VIII Encontro de História Oral da Região Nordeste, na Universidade Federal do Piauí. Dessa vez me meti a monitora, e digo-lhes que não poderia ter tomado decisão melhor. Durante os quatro dias de encontro conheci novos professores e colegas de curso. Foi um super momento de interação entre Ufpi, Uespi e Fap, e eu adorei cada segundo.



Como uma boa papa-livros, não poderia ter saído de lá de mãos abanando...
Num dos corredores encontrei um sebo, e esta foi minha aquisição. Velho, bem velho, mais velho que eu, até. A edição é de 1980! Eu sei que existem livros muito mais antigos, mas para mim, se ele existir há mais tempo que eu é uma antiguidade.



Também aproveitei para passar na livraria que lá existe, e encontrei um livro que caiu como uma luva para a pesquisa que um amigo me convidou a fazer com ele.



E por último, nas horas finais do encontro eu resolvi que queria comprar o livro lançado pelo professor Francisco Alcides, que foi o cabeça desse evento e um amor de pessoa. Fui comprar o livro e o ganhei!



Já durante esta semana, minha mãe chegou com essa revista de presente para mim. Adorei, né? Minha pesquisa da Prática é justamente sobre o uso da Internet como recurso didático. Qual a matéria do rodapé? Também estava louca porque faltei a algumas aulas de Didática e não vi meu plano de aula ser corrigido, e como consequência não sei preparar um adequadamente. Qual é a outra matéria do rodapé? E ainda conta com uma matéria que não aparece na chamada de capa, mas que me é utilíssima: "História: 8º e 9º anos: Diferentes visões em textos e imagens".




 A quem interessar, deixo as referências bibliográficas:

FIGUEIREDO, Eurico de Lima. Os militares e a democracia: análise estrutural da ideologia do Presidente Castelo Branco. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1980.

GANDARA, Gercinair Silvério. Rio Parnaíba... cidades-beiras: 1850-1950. Teresina: EDUFPI, 2010.
NASCIMENTO, Francisco Alcides do. (Org.) Sentimentos e ressentimentos em cidades brasileiras. Teresina: EDUFPI; Imperatriz, MA: Ética, 2010.

REVISTA NOVA ESCOLA. São Paulo: Ed. Abril, mai. 2011. n. 242.


Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atenção!

1. Seu comentário só será publicado mediante aprovação;
2. Mensagens de spam não serão aceitas;
3. Coloque o link do seu blog (caso tenha) no local adequado (use OpenID);
4. Mensagens ofensivas não serão aceitas;
5. Os comentários dos leitores não expressam a opinião da autora.

Obrigada pela visita!